Dentadas nas Creche

 

As dentadas na creche é uma fase normal do desenvolvimento infantil. Tal como está descrito as crianças entre 1 ano e os 3 anos não gostam de partilhar, estando assim na fase do “é meu”. Sentem assim a necessidade de terem os brinquedos na sua posse. 

Ao chegarem à creche deparam-se que as outras crianças encontram-se na mesma situação sentindo assim necessidade de competir pelos mesmos brinquedos e consequentemente recorrerem aos arranhões, às dentadas ou mesmo aos empurrões, uma vez que é a forma mais primitiva de conseguirem o seu objetivo.
O que poderá acontecer é que se a criança apresentar um carácter forte, que não leve nenhuma marca de dentada para casa, mas sim que a educadora/ ajudante de educação lhe chame aa atenção sobre o que ele fez aos colegas. Com sito não quer dizer que as crianças sejam consideradas más, uma vez que não entendem que o seu ato é errado, simplemente quer algo e faz o que for necessário para o obter, embora tenha que pegar com um colega de sala.
É importante salientar que é através da boca que a criança inicia o contato com o mundo exterior e consequentemente é através dela que se expressa, como por exemplo leva os objetos à boca e os morde para sentir o seu sabor. A dentada por si só poderá ter diversos significados tais como: irritabilidade, frustação, uma forma de chamar à atenção, mas também pode significar alegria ou mesmo demonsração de carinho.
Assim sendo nesta fase do desenvolvimento devemos ter em atenção que a intenção da dentada não é magorar o outro, mas sim adquirir a linguagem verbal, pois a criança ainda não a possui, nem possui vocabulário para se expressar e expressar seus sentimentos, portantoé deste modo, a utilizar a linguagem corporal, que se exprime.
Depois de uma dentada deverá se dizer um firme e compreensivo “Não”, tentar traduzir esta manifestação e perceber porque é que o fez, de forma dar-se uma alternativa ao conflito. Com o passar da idade a criança irá deixar naturalmente de morder.
É fundamental que o adulto compreenda que a agressividade existe nas crianças e que é uma forma de manifestação das suas emoções e que não podemos negar a zanga, a frustação, o medo, assim como não negamos a felicidade, a comprensão e a aceitação.

Fontes:
-https://www.todopapas.com.pt/criancas/educacao/televisao-como-influencia-o-desenvolvimento-infantil-2694
- https://pt.scribd.com/document/243453175/Dentadas-e-arranhoes-na-creche-docx
- http://www.chupetavip.pt/2016/11/14/como-lidar-com-dentadas-na-creche/
- https://afidkids.pt/noticias/como-lidar-com-as-dentadas/


A Enfermeira:
Ana Catarina Silveira

 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF